Você está visualizando atualmente MÚSICA AO VIVO X MÚSICA NO PLAYBACK

MÚSICA AO VIVO X MÚSICA NO PLAYBACK

Creio que cada um tem uma opção, um gosto que claro que deve ser respeitada. Em uma festa, seja ela de aniversário ou reuniões com os colegas e algum ambiente, a música sempre está presente até porque, não existe festa sem música e isso é tão real que quando estamos em uma festa infantil, por exemplo, e se não tem músicas infantis, a festa não parece uma festa infantil. Por incrível que pareça, a música tem o poder de mudar o clima e o ambiente.

Mas a questão em pauta é a diferença da música ao vivo e a música no playback, será que elas possuem alguma diferença? Ou são a mesma coisa? Vamos descobrir?

 

MÚSICA AO VIVO

Comprovado cientificamente, a música ao vivo é capaz de liberar endorfina que nada mais é do que uma substância natural que tem por objetivo a estimulação do cérebro ao bem estar. E porque a música ao vivo tem esse ‘’poder’’? Isso acontece pelo simples fato de você estar no mesmo ambiente que a pessoa, olhando as emoções e sensações que o cantor está passando naquele momento pois nossa mente, é muito visual, se você olha logo você sente.

Na pandemia, momento que muitas  pessoas precisaram se distanciar, os shows foram cancelados e não se teve contato social, pode- se ver o quão importante a música ao vivo faz diferença nos locais e eventos. A música ao vivo tem poderes fundamentais que desenvolvem o ser humano, podendo nos levar a locais distintos nos dando na grande parte das vezes uma sensação de prazer e euforia.

Em um mero resumo, a  música ao vivo pode despertar sentimentos, fornecendo inspirações para tomada de decisões , por exemplo, diferente quando você apenas escuta com um fone de ouvido. Ela também pode estimular a socialização entre as pessoas, quantas e quantas amizades ou relacionamentos se iniciaram através de uma música tocada? Afinal, a música é sobre seres humanos que se comunicam com outros seres humanos.

 

MÚSICA NO GRAVADAS (playback)

Para quem não sabe, a palavra playback vem do inglês que significa o processo de descrição do processo de sonorização tento como base, apenas a gravação prévia do som , sem um diálogo presente .

Para aquelas pessoas que gostam de um ambiente como músicas metódicas, centradas, sem muito envolvimento que o ao vivo pode proporcionar, frequentar locais que não tenham músicas ao vivo pode ser uma boa opção. Músicas gravadas tendem a transmitir o sentimento principal, não dando tanta evasão a outros, músicas gravadas tem como objetivo a perfeição, pois grande parte delas são gravadas em estúdios, se você gosta muito de uma música e só a escuta na gravação e vai ao show e a escuta pela primeira vez no ao vivo, pode ter certeza que você pode levar um susto pois tem muita diferença.

Músicas gravadas, não tem muito o que agregar de certa forma ao ser humano, pois existem estímulos como citamos no tópico ‘’Música ao vivo” que apenas a música tocada no ao vivo pode proporcionar. Claro que existem locais que a música ao vivo é impossível, por exemplo a balada, mas nesse ambiente, se torna necessário apenas o uso de gravações e o DJ , responsável pelo desenvolvimento da festa, através do remix entre os sons e as músicas, proporciona sentimentos únicos e diversificados entre as pessoas.

 

SHOWS FUTUROS

Com o avanço da tecnologia pode-se dizer que os shows ao vivo também sofreram alguma mudança. As músicas, shows ao vivo , já passaram por diversas transformações e não se é de agora pois, desde o século XX, os shows já vem passando por mudanças visto como a maneira que os músicos podem se apresentar, alguns nem utilizam mais o instrumento para a apresentação, já usam novas ações de tecnologias .

Vale ressaltar mais uma vez que a música é arte e ela está aberta a novas tendências e desafios. Se levarmos ao pé da letra, um show ao vivo precisa de tocadores, pessoas pra mexer na iluminação, é poucas palavras, é uma fonte de renda para muitos que estão ali e se os shows por algum modo, forem substituídos por playback isso pode ter um efeito muito grande aos envolvidos.

 A tecnologia chegou , bom para alguns, não tão bom para outros. Há sempre duas vertentes.

Deixe um comentário