Você está visualizando atualmente O QUE É BALADA?

O QUE É BALADA?

Acho pouco provável alguma pessoa que for ler este artigo, nunca ter ouvido falar a palavra balada. Em um certo resumo, a balada é um lugar que as pessoas usam para se reunir, se divertir, tomar ótimos drinks, fazer novas amizades, um lugar que muitas vezes é tido como ponta pé inicial após uma decepção amorosa. Poderíamos passar horas e horas falando sobre algumas definições de baladas, o que ela representa para muitos mas, a pergunta em cheque é, ao certo, o que é balada em sua definição concreta?

Vamos descobrir?

Em um termo único, balada significa diversos tipos de composições musicais e claro, ela não teve seu início agora no século XXI, ela passou por algumas mudanças até chegar ao que é hoje.

Podemos começar citando o início de sua história, na França  e na Itália período considerado a baixa idade, a balada era uma composição falada cantada a música era composta por um texto poético e muitos diziam também que era uma ótima oportunidade para aquele cavalheiro se declarar para sua amada e claro, o texto poderia ser cantado ou falado, não tinha uma obrigatoriedade da forma que precisava ser dito.

Como nessas épocas não existiam DJS ou  caixas de som, essa musicalidade precisava ser dita sem acompanhamento musical ou ao som dos instrumentos disponíveis desta forma, ela se tornou conhecida como uma canção de andamento lento.

No século XXI, o termo balada começou a se tornar tão conhecido e significativo que começaram a distinguir os tipos de baladas,denominando assim por nomes  e estilos.

Abaixo, vamos discorrer um pouco sobre esses estilos que talvez muitos que estão aqui não conheçam.

 

BALADA MEDIEVAL

Essa foi a primeira forma criada pelos poetas franceses, por serem conhecidos como apaixonados que fazem de tudo por um ótimo romance, a balada foi uma forma que eles descreveram a junção da poesia francesa com a música.

Ela tinha como destaque apenas a voz aguda, sem muitos efeitos , contendo textos expressivos e com entonação profunda de vozes e quando se tornavam necessário, as vozes mais graves tinham um acompanhamento musical para enfatizar o sentimento, aquilo que o poeta queria passar.

 

BALADA CLASSICISMO

Quem deu o pontapé inicial nessa balada foram os Alemães, como um meio de inovação, eles utilizavam esse termo para descrever poesias que narravam caráter folclórico. Essas baladas, assim como as baladas medievais, poderiam também fazer o uso de instrumentos se necessário mas, a arte dessas poesias era a verbal e corporal.

Os Alemães apreciam a arte como um todo e sempre que pudessem parar e falar de arte, era uma grande sensação de felicidade.

 

BALADA NO ROMANTISMO

Apenas no século XIX, o termo balada veio se referir à música instrumental, mas um pequeno detalhe é que esse tema foi denominado a música não como um meio de diversão mas sim, para obras musicais em piano. Continuava sendo um meio de fala e muito valorizado, mas agora, as pessoas não falavam mas sim, expressavam seus sentimentos através da música, das notas músicas.

 

BALADA HOJE

Com o passar do anos, o termo balada foi sendo apropriado mais ao sentido musical do que ao sentido de palavras, poemas ou folclóricos. Em consequência, foram surgindo os discotecas, momento que se tocava apenas músicas em discos entre a década de 70 e 80 até chegar nos dias atuais.

Hoje a balada é tida como um ambiente que tem músicas, descontração,  diversão e musicalização mas desta vez, ou parte das vezes, sem palavras ditas, em muitas baladas , depende de qual estilo você goste mais, as músicas são sem palavras, apenas toque envolventes que te instigam a dançar e se divertir.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário